PUBLICIDADE

eventos

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (Apabf), localizada no litoral de Santa Catarina, é conhecida por abrigar as baleias desta espécie e outros tipos de animais e vegetais. Mas apesar da vontade de muitos órgãos turísticos de realizarem atividades na região, o Ministério do Meio Ambiente emitiu nota proibindo as atividades de turismo embarcado na área em 2018.

Responsáveis pela Apabf e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) vinham recebendo demandas para que fosse autorizada a realização de atividades de turismo embarcado na região. Entretanto, ficou decidido que não serão admitidas atividades no local, até mesmo em situações onde não existe a declarada intenção de observação das baleias.

Apesar disso, os órgãos trabalham para que o turismo seja autorizado e tudo funcione de forma correta e respeitando os animais já em 2019. A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca localiza-se no litoral do sul de Santa Catarina, e conta com uma área de 156 mil hectares, 130 km de costa marítima, abrange nove municípios, desde o sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão. Em sua rota migratória reprodutiva, a baleia franca passa pela região entre os meses de junho e novembro.

 

 

 

Fonte: Mercado&eventos