Corretoras e bancos de câmbio associados à ABRACAM começaram a oferecer rublos para turistas que se preparam para viajar à Rússia para assistir aos jogos da Copa do Mundo 2018.
Com o lançamento, turistas têm mais uma opção para pagar as despesas da viagem, além dos tradicionais cartões de viagem internacional, cartões pré-pagos em moedas e cartões de crédito.
“Não esperamos que os turistas comprem rublos suficientes para toda a viagem, mas nosso objetivo é permitir que tenham dinheiro em espécie suficiente para os primeiros gastos, como transporte do aeroporto, as primeiras refeições e outras despesas menores”, afirma Wilson Nagem, presidente da ABRACAM. É sempre mais confortável chegar a um país com a moeda local já na carteira.
A oferta da moeda russa será feita nas unidades dos principais centros econômicos e em cidades com grande fluxo de turistas.
Alguns associados da ABRACAM também iniciaram um serviço de transferências internacionais para a Rússia. Com isso, é possível pagar despesas maiores sem o uso de cartões de crédito, como hospedagens mais longas e pacotes turísticos.
Sabe escolher como levar dinheiro para o exterior?
A ABRACAM desenvolveu um guia de viagem especial para turistas brasileiros que embarcam para destinos internacionais. O Guia de Viagem Câmbio Certo, que pode ser baixado gratuitamente no site da ABRACAM, traz dicas práticas de planejamento, mas o destaque fica por conta das informações sobre o uso de dinheiro em espécie e dos cartões pré-pagos e de crédito. Ele apresenta uma forma prática para estimar os custos da viagem e de como distribuir os recursos entre os meios de pagamento, considerando custos, praticidade e impostos.
Com as flutuações cambiais a que os brasileiros estão sujeitos, certamente é uma ferramenta interessante para o turista.
Além disso, o guia traz outras informações, como as melhores épocas para viajar para os principais destinos, documentos e vacinas necessárias, como fazer as malas adequadamente e peculiaridades quanto a comportamento e segurança.
Foto: Pixabay