Naples, cidade localizada na costa oeste da Flórida, região conhecida como Paradise Coast, promoveu em 2017 a primeira edição da Naples Pride, que foi um grande sucesso, com mais de 4 mil participantes. Os mesmos organizadores agora anunciam a 2ª Naples Pride, que ocorre em 2 de junho, das 11h às 17h no Cambier Park.
O evento mais uma vez combina artistas, palestrantes, músicos, vendedores, expositores, atividades infantis, comida e cerveja para um dia de diversão e comemoração em nome da igualdade. O Naples Pride, consagrado pelo tema “We Are Equal”, celebra a diversidade, educa a comunidade sobre questões LGBTQ e promove a igualdade de direitos para todos.
A edição deste ano contará com performances de DJ Kooshie e MC Liquid, Marco Kircher, coro Southwest Florida Gay & Lesbian, SWFL Burlesque Alliance, Rascals Productions, TP Lords, Bambusa Babes, House of Valentines e True Blue Motown Band. Este ano, a cerimônia de hasteamento da bandeira do Orgulho Gay tem um significado particular, já que foi desenhada pelo notável ativista e artista gay, Gilbert Baker, exatamente 40 anos atrás, em 1978. Outra nota pertinente é que Gilbert Baker, que morreu no ano passado, nasceu em 2 de junho, a data selecionada para o Orgulho deste ano.
Desde a sua criação, Naples Pride foi projetado como um dia de celebração festiva, mas também uma forma para nutrir, sustentar e proteger a comunidade LGBTQ do sudoeste da Flórida durante todo o ano. Para esta finalidade, graças ao apoio dos setores público e privado, a Naples Pride Task Force foi criada após o evento do ano passado com a missão de unir e capacitar a comunidade LGBTQ de Collier County.
O Naples Pride Task Force oferece apoio à comunidade LGBTQ local com suportes como aconselhamento, moradia, bem-estar, emprego, assistência jurídica e defesa de direitos. O fundador e presidente do Naples Pride, Cori Craciun, tem como mantra o “Orgulho com um Propósito”. “O Naples Pride Festival pode ser o aspecto mais visível do esforço, mas está longe de ser o mais importante. Com recursos arrecadados através do evento e com o apoio comunitário e cívico, esperamos nos tornar um importante recurso e centro de ajuda para os membros de nossa comunidade LGBTQ que estão em perigo”, completa Cracium.
Uma doação de entrada de US$ 5 e fundos arrecadados durante o evento, combinados com contribuições de patrocinadores e fornecedores, apoiarão o Naples Pride LGBTQ Task Force Emergency Fund.
Foto: Pixabay