A atenção de 5 bilhões de pessoas de todo o planeta estará voltada o Brasil em 2016, quando o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A cidade deve receber entre 350 e 500 mil estrangeiros durante o mundial. Este é o tema central da 3ª edição da Embratur News, série de rádio que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) disponibiliza em seu site sobre as ações de promoção do Brasil no exterior.
Segundo o presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, os eventos internacionais realizados desde 2007, como o Pan-americano, a Rio+20, a Copa das Confederações, os Jogos Militares, a Copa do Mundo e, agora, a Olimpíada, elevaram o patamar do país a nível mundial.
“O Brasil tomou uma posição política e institucional muito forte. Com a Rio 2016, nós vamos aumentar o fluxo de turistas nacionais e bater os recordes de turismo internacional alcançados ano passado. Além disso, melhoramos a imagem do Brasil lá fora. Os grandes eventos foram o ticket de entrada na grande disputa do turismo internacional”, destaca Lummertz.
Em suas feiras, campanhas e ações de promoção do Brasil no exterior, a Embratur tem se dedicado a divulgar diversos destinos e produtos nacionais, para que os visitantes estrangeiros desfrutarem os belos cartões postais cariocas e também conheçam outras cidades. Somente na Copa do Mundo de 2014, o Brasil recebeu um milhão de visitantes estrangeiros que gastaram US$ 1,5 bilhão durante a competição.