O Instituto Municipal de Turismo agora oferece aos produtores de eventos um guia sobre o setor de hospedagem de Curitiba. Foram pesquisados dados de 158 meios de hospedagem da cidade – 123 hotéis, 18 flats/apart-hotéis e 17 hostels.
“Esta é mais uma ferramenta que estamos colocando à disposição do mercado”, diz a presidente do Instituto, Tatiana Turra. O guia está no site www.turismo.curitiba.pr.gov.br.
A capital do Paraná tem 18.929 leitos disponíveis. Deles, 87% são em hotéis, 9% em flats ou apart-hotéis e 4% em hostels. “A hotelaria curitibana oferece serviços de alto nível com preços acessíveis, o que torna a cidade muito atrativa para os produtores de eventos”, avalia Tatiana.
O bairro com maior concentração de meios de hospedagem é o Centro, com 72 hotéis, flats ou apart-hotéis e três hostels, o que corresponde a 50,63% do total da cidade. O Batel vem em segundo lugar, com 10,76%. São 11 hotéis, cinco flats ou apart-hotéis e um hostel.
O Centro da cidade foi escolhido pela rede espanhola NH Hoteis para instalar seu NH Curitiba The Five, há um ano. Curitiba também é o centro de operações da rede no Brasil, explica o diretor da empresa, Antônio Albuquerque. “A relevância econômica da cidade de Curitiba e do estado do Paraná motivaram a decisão”, diz ele.
O movimento da administração municipal para atrair mais eventos para a cidade tem trazido bons resultados, segundo Albuquerque. Realizado em fevereiro deste ano, a Smart City Expo é um exemplo do sucesso salientado pelo executivo. “Foi um marco para nós”, comenta. “Os diretores do evento e diversos outros expositores se hospedaram no nosso hotel e o cotidiano foi bastante intenso.”
A agenda de eventos de Curitiba também traz benefícios para o Radisson Hotel, segundo a gerente de serviços e operações, Bruna Beggiora Coelho. “Já temos cotações de congressos e convenções até o fim do ano”, conta Bruna.
O guia para os produtores é um instrumento essencial, na visão da gerente. “Reduz o tempo de procura o que, para quem organiza um evento, é muito importante”, avalia.
Curitiba Mais
Em fevereiro, o prefeito Rafael Greca apresentou o programa Curitiba Mais para profissionais e representantes do setor do turismo. O programa é composto por diversas medidas para tornar a cidade mais competitiva e atrair produtores de congressos, feiras e shows.
A primeira medida adotada foi a sanção da Lei Complementar nº 107 no fim de 2017. A lei reduziu a alíquota de ISS de 5% para 2% para congressos, feiras e shows. Além da redução do ISS, o programa Curitiba Mais apresenta a Portaria 3/2018, que normatiza a política de apoio a realização de shows e congressos por parte do município.
Outra medida é a elaboração de um guia de espaços para eventos, com informações para ajudar produtores que pretendem trabalhar em Curitiba. Já o Decreto nº 25/2018 possibilita que terceiros usem espaços públicos municipais para atividades específicas e transitórias.
Fotos: Divulgação
Foto de capa: Pixabay