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Multimodal

O aeroporto de Gatwick, na região metropolitana de Londres, registrou um recorde respeitável no dia 29 de agosto deste ano: 906 pousos e decolagens em uma única pista. O número nem parece tão impressionante, mas levando-se em conta as pouco mais de 15 horas de funcionamento, teve um pouso ou decolagem a cada 63 segundos.

Na comparação com os aeroportos mais movimentados do mundo, o número não é expressivo. Atlanta, nos Estados Unidos, por exemplo, registra em média dois movimentos por minuto. Só que lá são cinco pistas à disposição e com operações simultâneas. Bem diferente de Gatwick.

Essa agilidade deve-se ao National Air Traffic Services (NATS), órgão responsável pelo controle do espaço aéreo no Reino Unido. Há alguns anos, o NATS vem tentando otimizar os movimentos nos aeroportos por lá.

Em Gatwick conseguiu reduzir a distância nas aproximações, que pode ser de apenas 2 milhas náuticas (cerca de 3,7 quilômetros), dependendo dos modelos das aeronaves, em geral de porte médio, como Boeing 737 e Airbus A320, o que, claro, ajuda nesse recorde. E com um sistema adequado de taxiways, permite o pouso e a saída rápida da pista enquanto outro avião alinha para decolar. Ressalta-se que nada disso põe risco à segurança de voo.

 

Além disso, deve ser destacada a perfeita sincronia entre todas as esferas dos órgãos de controle, desde liberação de planos de voo até os responsáveis pela movimentação em solo.

É nesse tipo de situação que percebemos que o Brasil tem muito para avançar. Aos poucos o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) está implementando a redução na distância de aproximação de 5 para 3 milhas náuticas. E mesmo quando conseguir operar dessa forma, pode acabar esbarrando na infraestrutura aeroportuária, como é o caso do aeroporto Afonso Pena, com um sistema de pistas ineficiente.

O aeródromo mais movimentado do Brasil, o de Guarulhos, só tem capacidade para atender 47 pousos e decolagens por hora. E olha que opera com duas pistas, um cenário, em tese, mais tranquilo do que de Gatwick. Oficialmente, o aeroporto inglês tem capacidade para 55 movimentos por hora, mas nos horários de pico consegue operar mais que isso.

Fonte: Gazeta do Povo