Do outro lado do mundo tem uma companhia que deu mais um passo importante, nesta semana, para proporcionar conectividade wi-fi a bordo de todas as suas aeronaves em viagens domésticas. Estamos falando da Qantas, que nos últimos meses realizou centenas de testes ao lado da provedora de internet Via Sat e hoje já conta com wi-fi no modo beta em certas aeronaves modelo B737-800. A ideia da companhia australiana é que até 15.000 passageiros estejam aptos a utilizar o serviço sem cobranças durante este período de testes.
O modo beta deve durar até meados deste ano, quando a companhia já terá cerca de 80 aeronaves modelo A330-200, A330-300 e B737-800s equipadas com o sinal de internet. A previsão é instalar o wi-fi a bordo em todas as aeronaves até o fim de 2018, que promete conexões até 10x mais rápida do que a velocidade convencional. Com isso, os passageiros estarão prontos para ver filmes e séries via streaming, shows de TV, música e notícias. Assim como outras companhias, a Qantas não permitirá ligação durante o voo, o que poderia irritar passageiros ao lado que querem descansar e relaxar.
Outra vantagem da conexão wi-fi é que os pilotos e comissários terão informações em tempo real, melhorando a eficiência e a experiência do passageiro. Os pilotos, por exemplo, poderão ter acesso detalhado à previsão do tempo e, deste modo, evitar turbulências e fazer um melhor uso dos tailwinds para reduzir o tempo de voo.