A Celebrity Cruises, marca de cruzeiros de luxo do grupo
Royal Caribbean, tomou ontem, 4 de dezembro, uma decisão ousada no que diz respeito à
concepção de navios. A empresa assinou um contrato com o estaleiro francês STX France para
a construção de uma nova classe de navios, com capacidade para 2.900 hóspedes e 117.000
toneladas. O projeto foi batizado de EDGE e será inspirado na experiência adquirida de serviço e
instalações premium das classes Millennium e Solstice da marca.
Com 300 metros de comprimento, 37 metros de largura e 58 metros de altura, os navios do
projeto EDGE farão itinerários mais curtos com grandes ambientes, a experiência perfeita no atual
cenário de férias premium.
“A adição de dois navios do projeto EDGE em nossa frota trazem à vida o plano estratégico
de longo prazo da marca, que é proporcionar um crescimento de capacidade moderado e dar
continuidade ao momento positivo que a companhia tem alcançado no segmento premium da
indústria de marítimos”, afirmou Richard D. Fain, presidente e executivo-chefe da Royal Caribbean
Cruises Ltd.
“Nossa nova classe de navios vai redefinir o padrão de viagens no mercado premium e oferecer
uma próxima geração de experiências de luxo moderno da Celebrity Cruises já conhecidas e
admiradas”, disse Michael Bayley, presidente e diretor executivo da Celebrity Cruises. “Com
o projeto EDGE pretendemos levar nossos hóspedes ainda mais perto de destinos no mundo
que estão em sua lista de desejos, enquanto se deliciam a bordo em acomodações ainda mais
luxuosas, com o melhor da gastronomia e a hospitalidade que só pode ser entregue pela dedicada
equipe de nossa frota.”
Estes navios também representam um salto significativo na concepção de navios ambientalmente
responsáveis, utilizando novas tecnologias para aumentar a eficiência de combustível e um
processo contínuo para garantir a ampla utilização de materiais sustentáveis.
A empresa prevê a entrega do primeiro navio para o final de 2018, e o segundo para o início de
2020. Com base em encomendas de navios atuais, o investimento previsto para os anos de 2014,
2015, 2016, 2017 e 2018 é de US $ 1,4 bilhão, $ 1,5 bilhão, $ 2,3 bilhões, 0.400 milhões dólares e
US $ 2,2 bilhões, respectivamente.
Já o crescimento esperado de capacidade para 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 será de 2,4%, 5,5%,
6,7%, 3,8% e 4,3%, respectivamente. Estes números não incluem as possíveis vendas de navios ou
aditamentos que a empresa possa optar por fazer no futuro.
A Celebrity Cruises oferece experiências de cruzeiros confortavelmente sofisticados e de alto
padrão e é reconhecida pela excelência dos serviços, luxo das acomodações e gastronomia
internacional a bordo. A empresa mantém rotas regulares para Alasca, Austrália/Nova Zelândia,
Califórnia, Canadá/Nova Inglaterra, Caribe, Europa, Ilhas Galápagos, Havaí, Costa do Pacífico,
Canal do Panamá e América do Sul. Conhecida por ter sido nomeada Top Ship-Line pelos leitores
da Condé Nast Traveler, em novembro de 2009, a frota da Celebrity é atualmente composta por
onze navios. O investimento de US$ 3,7 bilhões na construção dos cinco navios da Classe Solstice
entre 2008 e 2012 representa o maior investimento em cruzeiros premium em um período de
cinco anos. O quarto navio da série, o Celebrity Silhouette, foi inaugurado em 2011, e o quinto, o
Celebrity Reflection, lançado em 2012. Para mais informações sobre a companhia, seus navios e
roteiros, acesse: www.celebritycruises.com.br.