Um estudo realizado pela Route Happy aponta que os passageiros de companhias aéreas têm mais chance de encontrar wi-fi disponível nos voos neste ano em relação ao ano passado. Um total de 39% dos assentos disponíveis por milhas (ASM) em todo o mundo apresenta a chance de ter wi-fi, segundo o estudo. Em 2016, o percentual era de 36%.
Na comparação entre os anos, 2017 apresenta uma mudança drástica de sistemas básicos de wi-fi para outros mais avançados – o que, segundo o estudo, pode ser um sinal de que as aéreas têm ouvido o feedback de seus clientes a respeito da conectividade do sistema. A análise aponta que 7,2% dos ASMs contam com wi-fi com alta qualidade. Outros 31,9% contam com internet básica, enquanto 61% apresentam wi-fi “melhor”.
AÉREAS
Entre as aéreas, a Delta aparece como líder na oferta global de wi-fi, acompanhada por United e Emirates. Segundo a Route Happy, a Delta conta com mais de 600 milhões de ASMs com ao menos uma “chance” de wi-fi. United e Emirates se aproximam da marca de 600 milhões. O estudo aponta que United e Delta fizeram grandes ganhos quando envolveram programas de instalação de aeronaves de fuselagem larga.
Em rotas de longo curso, a Emirates aparece em primeiro lugar no estudo, com mais de 450 milhões de ASMs. Na sequência, aparecem United e Lufthansa.
Comparando a porcentagem de ASMs com pelo menos uma chance de wi-fi por companhia aérea, o ano de 2016 contou com várias companhias menores realizando ganhos significativos. A Icelandair, por exemplo, completou o seu lançamento com 100% dos seus voos com wi-fi, enquanto companhias como Air Serbia e Air Europa acrescentaram 48 e 62 pontos percentuais, respectivamente, em seus ASMs no último ano.