A American Airlines comemorou a decisão de quarta-feira (7) do Senado brasileiro de ratificar um acordo de céus abertos com os Estados Unidos.
“A American vem há muito tempo defendendo a aprovação de uma política de Céus Abertos entre EUA e Brasil”, disse o chairman e CEO da American, Doug Parker. “Os acordos de Céus Abertos comprovadamente resultam em um aumento das opções de voos e aumento da competição, levando benefícios para consumidores e impactando positivamente no crescimento econômico dos países signatários. A American aplaude a decisão do Congresso brasileiro de aprovar este acordo de Céus Abertos com os Estados Unidos, abrindo o caminho para a aprovação e implementação da nossa joint venture com a LATAM”.
O Acordo Céus Abertos entre Brasil e Estados Unidos é um pré-requisito do Departamento de Transporte americano para aprovar o acordo de operação conjunta (Joint Business Agreement, JBA na sigla em inglês) com o LATAM Airlines Group.
A joint venture American-LATAM foi anunciada em janeiro de 2016 e cobre todos os voos entre Estados Unidos e Canadá e, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai. O acordo vai expandir a rede de rotas disponível para consumidores, com o aumento da conectividade, tarifas menores e melhorias na experiência de viagem entre American e LATAM. O JBA recebeu aprovação de órgãos reguladores no Brasil em outubro de 2017, na Colômbia em maio de 2017 e no Uruguai em novembro de 2016.
A American tem um forte comprometimento com o serviço aéreo no Brasil, com mais de 580 colaboradores no país e cerca de 90 voos semanais para Rio de Janeiro (GIG), São Paulo (GRU), Manaus (MAO), Belo Horizonte (CNF) e Brasília (BSB), a partir de seus hubs em Miami (MIA), Dallas/Fort Worth (DFW), Nova Iorque (JFK) e Los Angeles (LAX).
Foto: Divulgação