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Pesquisa feita pela Secretaria de Aviação Civil com 13,3 mil passageiros, no primeiro mostra, revela que dez entre 15 aeroportos avaliados receberam notas acima de 4 em escala de 1 a 5. É a primeira vez que a nota média dos aeroportos ultrapassa 4 quando os passageiros são perguntados sobre a satisfação geral. Juntos, os terminais responsáveis por 80% do movimento dos aeroportos brasileiros atingiram 4,07.

De acordo com as nove rodadas trimestrais das pesquisas, os aeroportos conseguiram vencer o maior desafio, que é o período de execução da maior parte das grandes obras, compreendido entre o terceiro trimestre de 2013, quando se registrou uma queda nas notas dadas pelos passageiros (3,82), até o segundo trimestre de 2014, quando as notas atingiram a média mais baixa (3,75), desde que a Secretaria começou a aferir a percepção dos passageiros, no primeiro trimestre de 2013 (3,86). Desde então, já foram ouvidos 150 mil passageiros.

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), ficou com 4,38, a nota mais alta do último trimestre, o que representa um salto da 5ª para a 1ª posição, quando comparado aos primeiros trimestres de 2015 e de 2014. “Os passageiros nos dizem que estamos nos aproximando do nosso objetivo: aumentar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados pelos aeroportos”, diz o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, que acrescenta: “Estamos voando mais e melhor”.

O terminal de Brasília foi o que mais melhorou em relação a si próprio: 21%, quando comparado ao 1º trimestre do ano passado, o que representa um salto do 13º para o quarto lugar. Recife, grande vencedor da primeira edição do prêmio Aeroporto + Brasil, realizado no início de abril, ficou em segundo lugar no trimestre, com nota 4,32.

Depois de Recife, com notas acima de 4, vêm Curitiba (4,29), Brasília (4,26), Fortaleza (4,19), Porto Alegre (4,18), Congonhas (4,13), Natal (4,12), Manaus (4,10) e Guarulhos (4,05). Em seguida vêm os cinco aeroportos com notas abaixo de 4: Confins (3,88), Salvador e Galeão, empatados (3,85), seguidos por Santos Dumont (3,84) e Cuiabá (3,44). Embora com nota inferior a 4, Confins foi o que mais melhorou em relação a si mesmo depois de Brasília. Neste quesito, está em segundo lugar, junto com Manaus. Melhoraram 11,9%.

A melhoria permanente das notas nas pesquisas realizadas até aqui demonstram que seus resultados estimulam a melhoria da prestação de serviços aeroportuários. As entrevistas são encomendadas pela Secretaria à Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5%.