A tradicional viagem de formatura para comemorar a conquista do diploma é um nicho que impulsiona o turismo brasileiro. Em cidades como Porto Seguro (BA) – uma das preferidas entre os estudantes –, os passeios chegam a representar cerca de 10% do fluxo de visitantes, segundo estimativa da secretaria de turismo da cidade. Apenas em julho deste ano, a cidade recebeu aproximadamente 15 mil jovens, número recorde para o período.
A maior agência de turismo do segmento no país estima um crescimento entre 12% a 15% este ano. Segundo a empresa, entre formandos do ensino médio, Porto Seguro é o destino mais procurado. Já para estudantes de ensino fundamental, o destino preferido é Rio das Pedras, localizado em Mangaratiba, litoral do Rio de Janeiro. No ano passado, a empresa embarcou cerca de 42 mil passageiros para diversos destinos de formatura.
Beto Nascimento, secretário de turismo de Porto Seguro, calcula que os passeios de formatura levem até 30 mil turistas por ano para a cidade, dado que inclui ainda estudantes estrangeiros. Nascimento destaca que o sucesso se deve a investimentos em infraestrutura, calendário de eventos e promoção do destino. “O mês de outubro, tipicamente de baixa temporada, hoje é considerado alta temporada na cidade”, diz.
Uma das épocas mais populares é a semana do feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), quando as escolas prolongam o recesso até o Dia do Professor (15). Devido ao calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas no segundo semestre, entretanto, o mês de julho também passou a ser procurado nos últimos anos.
Cuidados
Antes de contratar a agência de viagem é recomendável que a escola ou os próprios estudantes façam uma pesquisa sobre os antecedentes da empresa, busquem indicações de antigos clientes e avaliações na internet, segundo Marta Aur, assessora técnica do Procon de São Paulo. Sugere-se, ainda, contratar empresas cadastradas no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur), do Ministério do Turismo.
O contrato com o prestador de serviço deve descrever em detalhes o que está incluído no pacote. Outra dica é exigir os vouchers e entrar em contato antecipadamente com os hotéis para assegurar que as reservas foram feitas. “Feito isso, não se deve esquecer de guardar todos os panfletos e materiais de divulgação, pois em caso de não cumprimento eles servem como prova da oferta”, completa a assessora do Procon.