O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, e o diretor de Produtos da companhia, Paulo Miranda, anunciaram hoje a assinatura de contrato com a Gogo, empresa mundial especializada em entretenimento e conectividade a bordo, para o fornecimento de um pacote de serviços que, segundo Kakinoff, será uma revolução nos 14 anos da empresa brasileira. “Os nossos clientes sabem que somos uma empresa de baixo custo, baixa tarifa, e que isso implica em não oferecer alguns serviços. Mesmo assim, a conectividade sempre está na lista de sugestões em relação ao que podemos melhorar”, explicou o presidente da Gol.
Segundo ele, a companhia conheceu sistemas de entretenimento de 20 outras empresas ao redor do mundo, inclusive de parceiras, como a Delta, que também usa a Gogo, e optou pelo sistema com “menor restrição em relação à transmissão de dados” e que o passageiro acessa a partir de seus aparelhos móveis. “A conectividade foi o que nos levou a buscar uma solução e acredito que 95% das buscas na internet serão atendidas pelo pacote padrão que ofereceremos”, continuou o executivo, que não revela investimento, mas garante que o break-even é bem baixo e que a partir desse ponto a venda de wi-fi e entretenimento será uma nova fonte de receita auxiliar.
DESDE O SOLO
O sistema permitirá que o passageiro se conecte ainda em solo, mas essa funcionalidade depende de aprovação das autoridades regulatórias no Brasil. Quanto à aprovação dos demais serviços, a Gol acredita que será normal, pois já há companhias estrangeiras oferecendo wi-fi em voo ao Brasil.
A previsão é que a primeira aeronave com o novo sistema comece a operar no primeiro semestre de 2016 (são necessários três dias para instalação, no Centro de Manutenção da Gol em Belo Horizonte/Confins) e todas as 140 da frota estejam preparadas até 2018, em um processo de 28 meses.
A internet será cobrada dos passageiros, e não há limite para a quantidade de pessoas usando, e também alguns filmes novos estarão disponíveis em sistema pay per view. Mas filmes de catálogo, TV ao vivo, jogos e outros serviços serão gratuitos. Todos usados nos dispositivos móveis dos passageiros, seja smartphones ou tablets.
Segundo Kakinoff, 55% dos passageiros da Gol são viajantes a trabalho e 45% a lazer, e que a instalação não obedecerá qualquer ordem de privilégio, pois atualmente uma aeronave da empresa pode operar a Ponte Rio-São Paulo pela manhã, seguir em um voo doméstico e depois operar internacionalmente para a América do Sul. “Assim, todos os segmentos experimentarão o novo sistema ao mesmo tempo.
Outras mudanças menores virão, mas Kakinoff acredita que o novo sistema é um marco na história da companhia, “ratificando o nosso DNA de inovação”. Ele afirma que a Gol será a primeira empresa aérea da América do Sul a ter wi-fi a bordo e que não vê qualquer movimento dos concorrentes nesse sentido.
O acordo marca a entrada da Gogo no Brasil e a introdução no mercado de uma antena de última geração, modelo 2Ku, que terá comunicação e serviço de satélite de última geração, além de IPTV, o mais novo método de transmissão de sinais televisivos e do sistema de streaming para filmes e outros. “A Gol é a primeira companhia aérea a ser atendida pela Gogo na América do Sul e é ainda a primeira empresa a fechar acordo com o serviço de televisão, que representa a maior parceria com a tecnologia 2Ku fora da América do Norte”, diz Michael Small, presidente da Gogo. A companhia atua com mais de 2,3 mil aeronaves comerciais equipadas com seus serviços em oito grandes companhias aéreas, entre elas a Delta Air Lines, parceira da Gol. Mais de 6,7 mil aeronaves executivas operam com suas soluções.