Após o acidente do Airbus 320 da Germanwings, low cost do Grupo Lufthansa, a empresa anunciou que um novo procedimento de ocupação de cockpit a ser aplicado “o mais breve possível”. Como medida de precaução, duas pessoas autorizadas deverão ocupar o local durante todo o período de voo em todas as aéreas do grupo. A medida foi coordenada em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil Alemã, a Associação da Indústria da Aviação Alemã e as demais empresas aéreas do país.
As aéreas do Grupo Lufthansa também anunciaram expansão em sua estrutura de segurança, com a criação do novo cargo de Piloto de Segurança. “O novo cargo será ocupado com efeito imediato pelo Comandante Werner Maas, que o exercerá paralelamente ao seu cargo atual de Piloto de Segurança da Deutsche Lufthansa AG”, afirma a empresa, em comunicado.
Em sua nova função, o Maas será responsável de forma abrangente por examinar e aperfeiçoar todos os procedimentos relevantes para a segurança de voo de todo o grupo, reportando-se diretamente ao presidente do grupo, Carsten Spohr.
O acidente vitimou 150 pessoas na terça-feira nos Alpes Franceses, enquanto percorria a rota entre Barcelona, e Düsseldorf, na Alemanha. A provável causa foi a decisão do co-piloto, sozinho na cabine, enquanto o comandante havia saído para ir ao banheiro, de derrubar deliberadamente a aeronave.