As milhas áreas, um sucesso, que inicialmente funcionava de um jeito mais direcionado para o uso dos serviços das companhias aéreas, agora ganhou adesão de muitos cartões de créditos e lojas.
O sucesso não é segredo. Voar sem gastar muito, utilizando este serviço é uma ótima opção. Mas algumas pessoas desconhecem a possibilidade ou usam de maneira que perdem os seus pontos, por isso dicas são sempre bem-vindas:
Saiba utilizar seu cartão de crédito
Hoje em dia, a principal forma de acumular pontos em qualquer programa de fidelidade, geralmente está associada ao uso do cartão de crédito. No Brasil, ainda é comum que as pessoas tenham um certo receio de usá-lo, seja pelas taxas que podem ser aplicadas ou por ser um método mais complexo de controlar seus gastos.
No entanto, se você organizar bem seu orçamento, programando usar os pontos acumulados, este cartão poderá se tornar um grande aliado em sua busca por economia.
Em compras maiores, principalmente, não tenha receio de utilizá-lo e se programar para pagar a fatura em dia. Todos os seus gastos serão convertidos em benefícios! Veja sobre os programas de fidelidade que ser cartão dispõe e utilize-o da forma mais indicada para aumentar suas vantagens.
Concentre seus pontos em uma companhia
Apesar dos cartões de crédito muitas vezes permitirem que seus pontos sejam passados para diversas companhias, concentrá-los em uma única pode ser a chave para acumular mais e aproveitar melhor. Além disso, quando você escolhe voar sempre por uma companhia aérea mesmo sem utilizar suas milhagens, fica muito mais fácil acumular esses pontos e assim usufruí-los mais tarde. Porém, fique atento e certifique-se de que está cadastrado nesses programas de fidelidade e que suas compras são convertidas para ele, deste modo nenhum centavo será desperdiçado.
Voos diretos ou conexões?
Algumas vezes os voos diretos podem até ser mais econômicos e até mais confortáveis, uma vez que você chega com mais rapidez ao seu destino sem a necessidade de trocar de aeronave. Porém, o acúmulo de milhas faz com que os voos com conexões possam se tornar mais interessantes, principalmente quando eles são mais baratos ou possuem um valor semelhante ao voo direto.
Uma vez que você deverá voar a alguns destinos antes de chegar ao seu destino final, o seu caminho ficar “maior”, ou seja, você percorrerá uma distância maior para chegar até o lugar escolhido, aumentando as milhas que você acumula no seu programa.
Guardando milhas para o futuro
Em algumas situações, usar suas milhas no momento não é o mais adequado. Pode ser que elas sejam mais úteis em outros voos quando, por exemplo, uma outra companhia está com uma super promoção. Não se sinta culpado de voar sem acumular milhas em seu programa principal! Preze pela economia, assim você poderá usar suas milhas com mais responsabilidade no futuro.
Troque-as pelos voos mais longos
No momento de voar pagando com as milhas, muitas vezes a diferença de preço é pouca entre uma passagem de curta distância para uma que cubra uma distância maior. Portanto, dê preferência para usá-las em voos mais longos, assim sua economia será mais garantida.
Compre ou venda milhas
Alguns sites na internet oferecem a possibilidade de comprar mais ou vender suas milhas já adquiridas – veja aqui como funciona. Isso pode ser um grande negócio para quem ainda não tem o suficiente de milhas para trocar por uma determinada passagem ou até mesmo para quem já sabe que não as utilizará dentro do prazo de validade e assim poder convertê-las em dinheiro.
Fique atento ao prazo de validade
Não deixe que suas milhas vençam. Elas são um benefício que você pode utilizar de diversas maneiras, então mesmo que você escolha não viajar por um tempo, veja a melhor maneira de empregar essa vantagem na sua vida.