PUBLICIDADE

Multimodal

São Miguel do Gostoso Localizada bem próxima a Natal, a 108 km da capital, é um Paraíso que ainda não foi totalmente descoberto pelos turistas, o que torna o lugar um destino perfeito para quem procura dias de sossego em meio a um cenário maravilhoso, onde o rústico e o conforto formam uma parceria imbatível.

Paraíso pouco Explorado

Apesar de não constar entre os destinos mais procurados do país, a cidade a cada ano conquista mais visibilidade, tornando as estruturas hoteleira e gastronômica cada vez maiores e melhores.

A vila de São Miguel do Gostoso também atrai praticantes de esportes náuticos, como widsurf e kitesurf, sendo classificada como um dos melhores pontos do Brasil para praticar esportes à vela.

Se você deseja visitar o local, porém, deve ir sem deixar negócios e outras pendências para resolver por celular: como em São Miguel do Gostoso não há sinal móvel, a dica é desapegar e aproveitar os dias sem celular para conhecer os simpáticos e hospitaleiros moradores da região, relaxar corpo e mente e passear pela beira-mar das praias, que além de um cenário com dunas possui ótimas pousadas e restaurantes.


Atrações em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso

Em São Miguel do Gostoso há diversas atrações e passeios para turistas de todos os tipos. Faz parte da lista o passeio de buggy até Galinhos, um local com praias tranquilas e águas mornas.

O tour passa por mais de 10 praias maravilhosas, algumas indicadas para banho, dunasm falésias e trilhas e termina na Praia de Tourinhos.

No total são oito horas regadas a muita diversão e cenários maravilhosos.

É possível também fazer passeios a bordo de um cavalo, conhecendo calmamente um pouco mais da região. Com duração de uma hora, os passeios podem ser feitos com auxilio de guia e custam em torno de R$40.

Para os aventureiros, é possível alugar buggy, bicicleta, moto e quadriciclo para conhecer os melhores pontos de  Gostoso

Quando se trata das praias da região, o que não falta é opção para todos os gostos. Se você gosta de praticar windsurf e kitesurf, a praia mais badalada é Ponta do Santo Cristo, uma das melhores de todo o mundo para a prática desse tipo de esporte.

Para os inexperientes em kitesurf há cursos que duram de uma a 10 horas, sendo estes últimos indicados para iniciantes, com aulas práticas e teóricas.

Outra praia que atrai muitos turistas é a belíssima Praia Tourinhos, sem dúvidas alguma a mais bonita da região.

Destaque para as formações rochosas a partir de dunas petrificadas há 2500 anos. Embora seja bastante visitada, ela é considerada semideserta e possui areia fofa, recifes e ondas fracas.

Através dos recifes há ainda jatos de água que espirram das pedras em alto mar, uma das peculiaridades da região.

Se puder, não perca a chance de curtir o pôr do sol a partir desta praia, uma experiência inesquecível!

Quando está em jogo a oportunidade de hospedar-se bem longe dos aborrecimentos do cotidiano, São Miguel do Gostoso sobe no ranking de melhores opções. Isso porque ali as férias são levadas a sério: romance, descanso e tranquilidade.

Esse é o lugar do litoral do Rio Grande do Norte que, nos últimos anos, mais caiu no gosto de quem prefere explorar o que não costuma aparecer nos roteiros dos turistas tradicionais. Não surpreende que quanto mais visibilidade ganha São Miguel do Gostoso, mais dinâmica se torna a estrutura hoteleira e gastronômica da região.

Como temos todo o interesse de garantir o máximo de exatidão e atualidades das informações turísticas no Rio Grande do Norte, preparamos um artigo completo sobre São Miguel do Gostoso.

Antes de viajar, não deixe de ler este artigo.


Redescobrindo a vida sem celular

Praia de Tourinhos RNEnquanto muitos utilizam seus celulares para se conectarem com o mundo – ainda que nas férias –, há aqueles que preferem se ausentar. Em São Miguel do Gostoso, a conexão dispensa os aparelhos e acontece, na verdade, nos moldes tradicionais: com apenas 10 mil habitantes, é fácil cruzar com outros turistas ao transitar entre a praia e a única igreja da cidade.

Verdade: não há sinal para celular e a pequena vila tem apenas uma igreja. Mas a cidade não se envergonha disso. Prefere mesmo estar afastada do burburinho. Pelas ruas, anda-se tranquilo, falando devagar, ouvindo o sotaque gostosense e jogando conversa fora com os moradores na praça.


Era uma vez uma capela

igreja-sao-miguel-arcanjo-rnA Igreja de São Miguel Arcanjo, na Avenida dos Arrecifes, é pequena, mas dá o que falar. É a melhor atração da cidade simplesmente porque sua construção coincide com a história de Gostoso.

A igreja é o tesouro da região. Foi construída, no século XIX, por um comerciante local, por conta da sua devoção a São Miguel Arcanjo. Curado de uma doença, dedicou a construção ao santo.

Passados os anos, outra capela foi erguida pelos próprios moradores, sendo mantidas as imagens e as pinturas dedicadas ao Santíssimo.


Um magnífico isolamento

São Miguel do Gostoso, antes chamada de São Miguel de Touros, é quase que “legalmente” protegida para permanecer “isolada para sempre”. Conserva-se o clima bucólico das vilas de pescadores e a atmosfera é de reunião de amigos e familiares.

Se ainda não acredita, conheça, a seguir, algumas das particularidades da região:

  • Preserva-se a cultura dos pescadores.
  • Os visitantes andam descalços e a pé.
  • Não há música alta e agito nos bares.
  • A diversão é pegar fruta no pé das árvores.
  • Bicicleta, quadriciclo, bugue ou jegue (ou melhor, jegue-táxi) são os meios de transporte.
  • O clima é estável com ventos e temperatura de 28ºC.

    Refúgio dos esportes náuticos

kitesurf-em-sao-miguel-do-gostosoA serenidade da região, no entanto, é pontuada pelas experiências aquáticas. É a mais célebre opção para quem curte windsurf ou prancha à vela e kitesurf.

É recomendado, por exemplo, programar uma manhã para praticar windsurfe na Praia do Cardeiro cujas águas tranquilas do pequeno lago formado com águas da chuva reservam ótima experiência aquática.

Para os verdadeiros devotos do kitesurf, a praia Ponta de Santo Cristo continua sendo a melhor opção para a prática da atividade. Nela, os moradores e comerciantes locais fazem de tudo para seduzir os visitantes: se você é inexperiente em kitesurf, há cursos livres, com aulas práticas e teóricas, que duram de uma a dez horas.

Saiba, a seguir, por que São Miguel do Gostoso está entre os cinco melhores destinos de kitesurf:

  • As praias da região têm água morna.
  • Gostoso registra quase dez meses de bons ventos.
  • Os primeiros metros das praias são rasos e feitos para aprendizes.
  • Ali está o clube de kite do tricampeão mundial, Kauli Seadi.
  • Gostoso fica, exatamente, onde há os melhores ventos, na “esquina” do Brasil, quando termina a estrada BR 101.

Surfando nas dunas de Gostoso até Galinhos

Galinhos RNAs praias justificam a fama de Gostoso. A mais gostosa das paisagens são as dunas. Para integrar-se ao espírito desse belo pedaço de terra, recomenda-se o passeio de cerca de duas horas até Galinhos.

Debruçado sobre as praias, o passeio proporciona magnífica vista para o cenário de areia, com dunas intercaladas por falésias e trilhas, até as águas morninhas de Galinhos.

A vila Galinhos é menor que São Miguel do Gostoso. Não tem transporte público, carros, motos. Nem museu, nem centro de compras. Nadinha. Mas jegue-táxi e paredes de sal – que mais parecem neve.

A cidade deserta, à primeira vista, parece um oásis – pronto para ser admirado. Mas as dunas de sal dividem espaço com os cata-ventos gigantes do parque eólico. Por conta dos ventos fortes, é recomendado proteger os olhos e a boca.


Os rios de Galinhos

rio-aratua

Mas não só de água e sal vive Galinhos. Sua alma e inspiração estão também nos seus rios e arredores.

O rio Aratuá, por exemplo, é o “braço” que envolve a vila de Galinhos. Ele se ramifica em pequenos riachos estreitos, por onde passam embarcações turísticas e canoas nos dias de maré baixa.

Nos arredores, o centro das atenções daqueles que gostam de fazer luau é a região da Duna do Capim, localizada a cerca de seis quilômetros do rio Aratuá.

Não passa em branco o rio Pisa Sal, um desdobramento do Aratuá. Um trajeto de seis quilômetros do Pisa Sal leva até a Ilha da Estiva, onde a paisagem de mangue disputa com a de vegetação do sertão: logo depois da curva do rio, o que era mangue se transforma em clima árido.

O rio Galos, por sua vez, está localizado a três quilômetros de Galinhos e pode ser explorado a pé. É, também, uma oportunidade para conhecer a vida e a rotina dos moradores e pescadores que vivem do mar.

Rindo gostoso

A ironia contida no nome não é mera coincidência. Quem vai a Gostoso volta de lá com pelo menos uma certeza: nas férias em São Miguel, dá pra rir gostoso.

Brincadeira à parte, risadas gostosas têm muita a ver com as lendas contadas na região: um morador que hospedava viajantes em sua casa era chamado “seu Gostoso”. Era ótimo contador de histórias e dono de uma risada longa e inesquecível.

O nome “Gostoso” foi, então, acrescentado a São Miguel como resultado de um plebiscito em 1993.


Ir à praia com classe

praia-do-marco-rnNão, não estamos falando de luxo. Nem de iates ou navios. A alternativa mais confiável para se transportar em São Miguel do Gostoso é a cavalo, o que permite conhecer bem de perto as maravilhas da região. Os passeios custam em média R$ 40.

É, certamente, excitante conhecer a Praia do Marco a cavalo. Não é necessário pensar muito para concluir que o nome da praia está diretamente ligado à sua história.

Foi ali que, um ano após o descobrimento do Brasil, os portugueses colocaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras, durante a expedição de Gaspar Lemos de 1501. Hoje, encontra-se no local uma réplica do marco. O original está exposto no forte dos Reis Magos, em Natal.

A história é assim: nos anos de 1501 e 1502, a primeira expedição portuguesa ao Brasil, composta por três navios, foi comandada pelo navegador Gaspar de Lemos. Acompanhado de Américo Vespúcio, Gaspar a partir da Praia do Marco, saiu pelo litoral afora nomeando diversos acidentes geográficos brasileiros.

Conheça, agora, mais praias da região:

Praia de Tourinhos RNPraia de Tourinhos: com formações rochosas de dunas petrificadas há mais de 2.500 anos, é uma das praias mais bem cotadas do nordeste no ranking do Guia 4 Rodas.

  • Praia Ponta do Santo Cristo: tem mar com cores douradas e avermelhadas.
  • Praia do Cardeiro: nas épocas de chuva, a vazante vai de encontro com o mar, tornando-se uma bela paisagem.
  • Praia da Xêpa: na época da Segunda Guerra Mundial, tropas do exército brasileiro ali instaladas chamavam as refeições de “hora da xêpa”, o que deu nome à praia.
  • Praia de Maceió: local de águas calmas, tal como uma lagoa.

 

Mergulho na noite de Gostoso

tuk_tuk_

Enquanto a agenda do dia é ocupada pelas praias e seus jatos de água que espirram nos recifes tal como um “suspiro de baleia”, as caipirinhas excêntricas são as atrações da noite. Point da cidade, a creperia Madame Chita serve caipirinhas de cajá, banana com canela e seriguela.

Se prefere ouvir música, outro local bem frequentado é o bar J. Sparrow’s, localizado na Ponta do Santo Cristo. Caldo de camarão, caldo de peixe e porções com toque gourmet são alvos de elogios de quem visita o bar.

O jantar especial fica por conta do restaurante Tuk Tuk, bem avaliado nos quesitos cardápio e decoração. Tem certificado de excelência, também, a Pizzaria Quintal, com sua massa fina e atmosfera aconchegante.

Há uma peculiaridade na gastronomia de Gostoso. Entre pratos à base de pescados, o visitante é surpreendido pelas “invenções gastronômicas”, servidas no estilo chique-rústico.

Organizamos, a seguir, uma lista de outros restaurantes de São Miguel do Gostoso.

  • Genesis Resto Bar: bistrô aconchegante com ótimos drinks.
  • Spaço Mix: arquitetura rústica, vista para o mar e batata recheada no barro.
  • Bar do Tico: saboroso peixe vermelho e porções bem servidas.
  • A Tartaruga: cardápio simples e paisagem sensacional.
  • Nifu, Nifa: combinação de hambúrgueres e tortilha espanhola.

Ano Novo nas Praias de Gostoso

imagina_que_gostosoJá tem até nome: Réveillon do Gostoso. Não menos animado do que as famosas festas de Ano Novo do Brasil, o Réveillon de São Miguel do Gostoso tem suas orlas agitadas por cerca de cinco festas entre os dias 27 de dezembro e 1 de janeiro.

Mangata, Sunsets, Jugle, Baile do Zeh Pretim são as principais festas, além da grande noite da virada. O site oficial da festa é www.imaginaquegostoso.com.br

Só perde a oportunidade quem não estiver com o juízo perfeito. As pousadas de Gostoso já começaram a se preparar para a chegada do Réveillon. E pelo visto estão se saindo bem.

No início do mês de novembro, segundo o site de reservas Booking.com, apenas treze das cerca de 40 pousadas localizadas em Gostoso tinham quartos disponíveis para os dias de Réveillon.