O Amazonas é o estado da Regiao Norte no qual a tocha olímpica visitara o mais cidades. Já no dia 19 de junho, o símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 tem sua primeira parada em Manaus, onde visitara os principais pontos turísticos do local e passará a noite. Depois seu próximo destino é Iranduba, na região metropolitana da capital amazonense.
Em Manaus, fazem parte do roteiro da tocha ícones do turismo local. Como não poderia deixar de ser um evento esportivo da dimensão da Olimpíada, a chama iluminará também a Arena da Amazônia, estádio construído para a Copa do Mundo e que agora será também uma das sedes do futebol olímpico.
O cenário de celebração da passagem da tocha por Manaus será a Ponta Negra, cartão postal da capital. No dia 20, o revezamento segue para Presidente Figueiredo, município com cachoeiras e com possibilidades de convívio a Floresta Amazônica.
Manaus recebeu reforço do Ministério do Turismo para se consolidar como importante centro de negócios do norte do país. O revezamento da tocha olímpica começa no dia 03 de maio, em Brasília. Até o dia 04 de agosto, véspera do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 percorrerá mais de 330 cidades de todas as regiões do país.