Voar de balão em São Lourenço é uma das melhores atividades pra ser fazer no Circuito das Águas, no sul de Minas Gerais. A região, além de ter um excelente clima para a prática do balonismo, tem um visual de tirar o fôlego.
Sobrevoar as montanhas da Serra da Mantiqueira num voo que começa dentro do Parque das Águas, cartão postal da cidade, é uma experiência inesquecível. E não é à toa que gente de todo o Brasil tem ido pra lá em busca dessa aventura. Embora dê aquele friozinho na barriga devido à altura, o voo de balão não é uma atividade radical, podendo ser feito por pessoas de praticamente todas as idades (maiores de quatro anos).
A convite do Hotel Brasil, viajamos ao Sul de Minas para voar de balão em São Lourenço. A atividade é feita sempre de manhãzinha, quando a atmosfera ainda está mais fria. Às seis horas da manhã em ponto, a equipe da Flat Balonismo já estava na recepção do hotel para nos levar até o ponto de decolagem, dentro do parque.
Pudemos acompanhar de perto todo o processo de montagem e enchimento do balão, o que levou cerca de uma hora.
Voamos numa cesta destinada a 16 pessoas, mas a empresa oferece voos em alguns balões menores, dependendo do número de passageiros. Durante os finais de semana, não é incomum ver de dois a três balões decolando ao mesmo tempo. A atividade é oferecida às sextas, sábados e domingos.
Por volta de 7h decolamos numa manhã de tempo tranquilo e céu azul. O passeio começou num sobrevoo lindo pelo Parque das Águas. O piloto de balão não escolhe o trajeto, tudo depende do vento, mas tivemos a sorte de passar por cima do lago.
O voo panorâmico dura cerca de uma hora, podendo chegar a uma altitude de 500m. Quando o balão sobe até o ponto mais alto, dá pra avisar muitas cidades vizinhas e as montanhas da Serra da Mantiqueira. A sensação é deliciosa.
Nosso piloto era muito experiente e fez questão de nos explicar cada detalhe, como a altitude ao longo do percurso e o que era possível fazer para acelerar ou diminuir a velocidade.
Já sobrevoando a zona rural da cidade, pelo rádio ele se comunicava com a equipe de solo, sinalizando onde seria nosso local de pouso. Já havia voado de balão na Capadócia, na Turquia, e aqui senti a mesma coisa: a maior emoção vem mesmo apenas no momento de voltar ao solo. É que não é tão fácil encontrar uma região plana, sempre pode haver uma árvore no meio do trajeto e o cesto pode dar alguns “quiques”. Mesmo com isso, foi bem tranquilo e seguro.
Após o “resgate” pela equipe de solo, o tour de balão em São Lourenço termina em uma fazendo com café da manhã típico mineiro, já incluso no pacote. Os visitantes podem ainda alimentar animais, andar a cavalo e conhecer outras atividades rurais no local.
Sem dúvida foi uma experiência inesquecível. Um passeio que quero voltar para fazer outras vezes.