Dizem que um cruzeiro é um dos melhores lugares para se observar um eclipse solar. A bordo do navio em pleno mar, sem obstáculos para atrapalhar a visão do céu e com a possibilidade de se deslocar para pontos de melhor observação, os navios oferecem uma experiência intensa para quem gosta de curtir os fenômenos da natureza.
E é isso o que oferece o roteiro Indonesian Explorer & Solar Eclipse, da Holland America Line. A viagem de 16 dias, com partida em 1º de março do porto de Singapura, vai coincidir com a data de um eclipse solar, no dia 9 de março. Os hóspedes que estiverem no navio ms Volendam poderão conferir o espetáculo enquanto navegam pelo oeste do Pacífico. No momento do fenômeno, a viagem estará no estreito de Macáçar, entre as ilhas de Bornéu e Celebes, com a presença de astrônomo, geologista e outros especialistas que darão dicas de como observá-lo e fotografá-lo. Caso o clima permita, o navio será posicionado na linha central do eclipse.
Outra opção
Quem quiser uma experiência mais imersiva para observar o eclipse solar total, pode embarcar no cruzeiro da Eclipse Tours, a bordo do Silversea Discoverer. Com partida em 27 de fevereiro de Honiara, nas Ilhas Salomão, e duração de 16 noites, o navio fará uma parada para o evento em alto mar quando estiver cerca de 600 quilômetros a sudeste da Ilha de Guam, na Micronésia. Os hóspedes terão a companhia do astronauta Jerry Ross e outros especialistas.
As escalas ocorrem nas ilhas Pirueri e Mono, nas Ilhas Salomão, Rabaul e Tatau, em Papua Nova Guiné, ilha Nukuoru, Kolonia, Oroluk, Chuuk, ilhas Satawal e Colonia, na Micronésia, ilha Ngerekebesang e Koror, em Palau. As cabines têm preços a partir de US$ 10 mil (R$ 39.552) por pessoa, mais taxas.