MSC Splendida – Divulgação
A MSC Cruzeiros está trabalhando junto as autoridades da América do Sul para a retomada de suas operações no continente na temporada 2020/2021. Discussões estão em andamento entre a Companhia e as autoridades responsáveis e competentes no Brasil, Argentina e Uruguai, com base na implementação do protocolo abrangente de saúde e segurança da MSC Cruzeiros, projetado para proteger os hóspedes, a tripulação e as comunidades locais que os navios visitam.
Este é o mesmo protocolo que, após a aprovação das autoridades de saúde, segurança e transportes na Itália, Grécia e Malta, apoiou o reinício das operações da MSC Cruzeiros no Mediterrâneo desde meados de agosto. Na América do Sul, após as aprovações relevantes, a MSC Cruzeiros planeja operar três navios com embarques no Brasil durante a temporada 2020/2021.
Enquanto a Companhia aguarda essas aprovações, o início da temporada da América do Sul foi agora alterado para 19 de dezembro, em vez da data original de 15 de novembro. Isso foi preciso devido a necessidade de um prazo mínimo, a partir do dia da aprovação final das autoridades, para organizar toda operação como, por exemplo, logística, mobilização e embarque de tripulantes e suprimento de provisões, além da implantação detalhada de seu robusto protocolo de saúde e segurança.
O programa da temporada 2020/2021 da MSC Cruzeiros oferece uma grande variedade de cruzeiros de seis, sete e oito noites para o Nordeste, Argentina e Uruguai, além dos cruzeiros especiais de Natal e Ano Novo. Adicionalmente, quatro novos minicruzeiros estão programados para fevereiro de 2021 visitando as belas praias do Sul e Sudeste a bordo do MSC Seaview.
Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil, comentou “Já apresentamos o nosso projeto completo de retomada para as autoridades responsáveis do Brasil, Argentina e Uruguai e estamos prontos para iniciar os procedimentos operacionais e logísticos necessários para o reinício dos cruzeiros na região. Planejamos reiniciar de forma gradual e segura, tendo como base o nosso abrangente protocolo de saúde e segurança, que provou o seu valor na Europa, onde reiniciamos as operações em meados de agosto com o suporte deste mesmo protocolo. As medidas de saúde e segurança que implementamos como parte do nosso protocolo vão além das diretrizes estabelecidas pelas autoridades locais, em particular a testagem universal de todos os passageiros e tripulantes antes do embarque e apenas visitas em terra protegidas como parte de uma “bolha social do navio”. Essas medidas também vão além de tudo o que está sendo oferecido em todo o setor de viagens e hospitalidade para a proteção de seus hóspedes e funcionários, oferecendo assim a opção de férias mais segura possível. ”
Um retorno gradual e seguro ao mar já foi implementado pela MSC Cruzeiros na Europa, após a aprovação das autoridades locais relevantes. Onze cruzeiros a bordo do MSC Grandiosa já foram realizados no Mediterrâneo e um segundo navio, o MSC Magnifica, também está navegando pela região desde o dia 19 de outubro.
O RINA, uma corporação de certificação marítima independente, internacionalmente reconhecida, verificou que o protocolo de saúde e segurança da MSC Cruzeiros atende às diretrizes da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), que incorpora padrões de saúde adicionais, incluindo os da EU Healthy Gateways Joint Action.
Além disso, o RINA recentemente atribuiu a notação de classe adicional Biosafe Ship ao MSC Grandiosa, que certifica que o navio está equipado com sistemas, componentes e tem um layout e procedimentos operacionais que reduzem o risco de infecção.
Uma força-tarefa interna dedicada, com a colaboração e o suporte de especialistas médicos externos reconhecidos internacionalmente, contribuíram para desenvolver o robusto protocolo da MSC Cruzeiros, com procedimentos operacionais específicos, que vão além das diretrizes locais, regionais e nacionais atuais e estabelecem efetivamente um novo padrão, que inclui:
- Triagem universal de saúde dos hóspedes antes do embarque, que compreende três etapas abrangentes: verificação da temperatura, questionário de saúde e teste swab para COVID-19. Os membros da tripulação também passam por uma triagem de saúde ainda mais rigorosa antes do início de seu período a bordo, incluindo pelo menos três testes para COVID-19 e uma quarentena de 14 dias, bem como testes e monitoramento contínuos enquanto estão a bordo;
- Distanciamento social por meio da redução da capacidade geral de hóspedes e dos ambientes, além de atividades modificadas para permitir grupos menores. Os hóspedes e a tripulação usam máscaras faciais nas áreas públicas e quando o distanciamento social não é possível. As máscaras são fornecidas pela Empresa e são distribuídas diariamente na cabine ou estão disponíveis pelo navio conforme a necessidade;
- Medidas elevadas de higienização e limpeza, apoiadas pela introdução de novos métodos de limpeza com o uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar e ventilação de 100% de ar fresco a bordo, que emprega as melhores estratégias de gerenciamento de ar e tecnologias relacionadas;
- Instalações e serviços médicos aprimorados, com um número maior de profissionais médicos altamente qualificados e treinados e equipamento necessário para testar, avaliar e tratar pacientes com suspeita de COVID-19, com a disponibilidade de tratamento gratuito no Centro Médico a bordo para qualquer hóspede com sintomas.
- Monitoramento contínuo da saúde dos hóspedes e tripulantes durante todo o cruzeiro, incluindo medição de temperatura obrigatória diariamente;
- Visitas em terra protegidas com excursões organizadas pela MSC Cruzeiros como um nível adicional de proteção;
- Um plano de resposta de contingência será ativado se um caso suspeito for identificado, em estreita cooperação com as autoridades nacionais de saúde. O caso suspeito e os contatos próximos seguirão medidas de isolamento e podem ser desembarcados de acordo com as regulamentações locais e nacionais.
A MSC Cruzeiros trabalhou para abranger todos os aspectos da jornada do hóspede, desde o momento da reserva até o embarque, a vida a bordo e até o retorno de volta para casa, preservando a singularidade da sua experiência.
Segundo o último levantamento realizado pela CLIA Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre temporada 2019/2020 no Brasil, o setor de cruzeiros foi responsável por um impacto econômico de R$ 2,241 bilhões, além da geração de cerca de 34 mil postos de trabalho diretos e indiretos e movimentação superior a R$ 296 milhões em tributos, sendo a MSC Cruzeiros responsável por mais de 60% desse volume.
Adrian Ursilli ressaltou, “O retorno das atividades de cruzeiros, após a aprovação do rigoroso protocolo da MSC Cruzeiros que se provou bem-sucedido na Europa, pode contribuir com a retomada segura e responsável do turismo, gerando impactos econômicos positivos para as cidades onde navios visitam, bem como para todo o setor do turismo no país. ”
MSC Cruzeiros anuncia temporada 2021/2022
A Companhia anunciou também hoje detalhes de sua temporada 2021/2022 na América do Sul, que contará com quatro maravilhosos navios com embarques no Brasil, e ainda um quinto navio na região com embarques na Argentina e que trará hóspedes latino americanos para conhecerem os encantadores destinos brasileiros.
Pela primeira vez a estrela do Caribe, o MSC Seaside, estará em águas brasileiras e fará roteiros de seis a oito noites, com embarques em Santos e rumo ao Nordeste. Este ultramoderno navio, assim como seu navio irmão MSC Seaview, possui um projeto revolucionário na indústria e foi inspirado nos condomínios de praia de Miami. Ele conta com amplas áreas externas convidando os hóspedes a estarem mais próximos do mar. O navio possui uma promenade externa que circunda todo o navio, aquapark, cinco piscinas, 13 hidromassagens, duas tirolesas, a icônica Ponte dos Suspiros, espaços kids, boliche, cinema XD, o MSC Aurea SPA, 10 restaurantes, sendo cinco de especialidades e muito mais.
O sofisticado MSC Preziosa retorna ao Brasil e oferecerá minicruzeiros de três e quatro noites partindo de Santos para o Sul e Sudeste. Além disso, oferecerá roteiros de cinco a oito noites, com embarques no Rio de Janeiro. Será possível navegar com o MSC Preziosa para o nordeste ou rumo à Bacia do Rio do Prata, visitando a Argentina e o Uruguai, com pernoite em Buenos Aires. O navio conta com cinco piscinas, tobogã, quadra poliesportiva, simulador de Fórmula 1, cinema 4D, teatro com shows ao estilo Broadway, 17 bares e lounges, MSC Aurea SPA, academia equipada com aparelhos da Technogym. As famílias terão à disposição uma ampla área infantil e todos os hóspedes poderão se deliciar com diferentes sabores nos restaurantes do navio, incluindo a autêntica churrascaria ao estilo americano, Butcher’s Cut.
Partindo de Santos, o moderno MSC Splendida oferecerá, de forma inédita, roteiros de sete noites rumo a Argentina e Uruguai, visitando Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires com um pernoite para os hóspedes aproveitarem ainda mais a maravilhosa capital portenha. Este será o primeiro navio com o produto premium da MSC Cruzeiros, o MSC Yacht Club, que fará este itinerário, oferecendo toda a sua exclusividade e privacidade. O navio também conta com uma infraestrutura completa, com seis restaurantes, 18 bares e lounges, discoteca, lojas, quadra poliesportiva, cinema 4D, simulador de F1, quatro piscinas, kids club, MSC Aurea SPA e muito mais.
O charmoso MSC Sinfonia também estará presente e oferecerá itinerários de seis a oito noites partindo de Itajaí, com destino ao Uruguai e Argentina. Esse elegante navio possui 10 bares e lounges, dentre eles um pub irlandês, três restaurantes e diversas lojas, teatro, instalações desportivas, hidromassagens para relaxar e três piscinas, sendo uma delas especial para crianças que conta com um aquapark repleto de divertidos recursos aquáticos.
“Serão quatro modernos e luxuosos navios que oferecerão o melhor do design contemporâneo, com amplas áreas externas, piscinas e espaços de lazer, gastronomia internacional e entretenimento para todas as idades. Além disso, ofereceremos a melhor e mais completa variedade de itinerários, de 3 a 14 noites, visitando famosos destinos do Brasil, Argentina e Uruguai. Uma oferta completa e que certamente superará as expectativas dos brasileiros. Por fim, teremos três navios oferecendo a classe exclusiva MSC Yacht Club com toda a sua exclusividade e privacidade. No total teremos uma oferta de mais de 110 mil cabines disponíveis no mercado brasileiro, sem incluir o nosso quinto navio no continente que fará itinerários pelo Brasil, partindo da Argentina, consolidando ainda mais a nossa liderança na região” comentou Adrian Ursilli.
As vendas estão abertas a partir de hoje, 3 de novembro de 2020, por meio do website da Companhia, central de atendimento e pelas agências de viagens parceiras e, em conjunto, a MSC Cruzeiros lançará a promoção 2º hóspede grátis e super upgrade para esses cruzeiros.
Alterações na temporada 2020/2021
Todos os hóspedes que tiveram a sua reserva afetada pelas mudanças na temporada 2020/2021 serão elegíveis para compensação conforme abaixo:
- Os hóspedes receberão uma carta de crédito para um futuro cruzeiro no valor total da reserva paga originalmente.
- Esta carta de crédito poderá ser utilizada em qualquer futura viagem com a MSC Cruzeiros até 31 de dezembro de 2021.
- Adicionalmente, iremos conceder um crédito a bordo para ser utilizado em um próximo cruzeiro, sendo:
-EUR/USD 100 por cabine, para cruzeiros com até 6 noites
-EUR/USD 200 por cabine, para cruzeiros de 7 ou mais noites
- O crédito a bordo será reembolsável