Para quem não quer gastar muito nas próximas férias, estes são roteiros ideais, seja para turistas que gostam de praia e natureza ou para os que buscam embarcar uma viagem pela história, cultura e arqueologia do Brasil.
Além das opções de destinos, confira dicas para comprar passagens aéreas baratas com o infográfico.
Brumadinho (Minas Gerais)
O pequeno município na região metropolitana de Belo Horizonte não tem mais do que 35 mil residentes oficiais, mas está sempre repleto de visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo que chegam atraídos pelo Instituto Inhotim, um complexo cultural de renome internacional conhecido como o maior centro de arte ao ar livre da América Latina e sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Em seus mais de 100 hectares, arte e natureza convivem harmoniosamente em belos jardins botânicos, galerias, lagos ornamentais e milhares de espécies de plantas, muitas delas raras (como a flor-cadáver, a maior do mundo).
Maragogi (Alagoas)
Porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco, Maragogi é um dos destinos mais bonitos e acessíveis do Nordeste. Situado no litoral de Alagoas, a 125km de Maceió, a cidade está em uma Área de Proteção Ambiental e esbanja belezas naturais de tirar o folego. Seu principal atrativo, claro, são as praias, com águas cristalinas, extensas faixas de corais e muitas piscinas naturais. Para quem busca sossego, as mais recomendadas são as de Barra Grande, Taocas e Barreira de Peroba.
Boiçucanga (São Sebastião, São Paulo)
Entre os 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias, São Sebastião é também um dos mais acessíveis, graças às opções de hospedagem mais em conta da região. Mas a cidade não economiza na beleza com suas dezenas de ilhas e praias. Uma das mais bonitas e agradáveis é Boiçucanga, em formato de ferradura, que oferece uma ótima infraestrutura para turistas e esportistas, especialmente os adeptos de parapente. O final da tarde reserva um majestoso espetáculo: Boiçucanga é uma das poucas praias do Brasil onde o sol se põe no mar.
- Cambará do Sul (Rio Grande do Sul)
A cidade gaúcha que ficou famosa como cenário da série televisiva “A Casa das Sete Mulheres” entrou de vez na lista dos lugares preferidos dos turistas aventureiros. Em Cambará está a sede do Parque Nacional Aparados da Serra, que abriga os maiores cânions do país. Um dos mais visitados é o Cânion do Itaimbezinho, com 5,8km de extensão e 720m de altura. As paisagens do parque compensam a viagem, reunindo cachoeiras, vales, trilhas e uma fauna que inclui lobos-guará e jaguatiricas.