Está pensando em alugar um quarto por temporada quando viajar para São Franciso? É bom ficar atento. Autoridades da cidade querem regular o mercado de aluguel por temporada, diminuindo o tempo de locação para o máximo de 60 dias ao ano. Um dos maiores prejudicados seriam os usuários do Airbnb, o maior site de aluguel de temporada de São Francisco.
O projeto será levado para votação em breve e foi motivado pelas reclamações de que muitos proprietários têm retirado imóveis do mercado para alugá-los por temporada, inflacionando os preços imobiliários (já bastante disputados) da cidade.
A atual lei de São Francisco limita este tipo de aluguel para 90 dias ao ano. Se o projeto for aprovado, sites como Airbnb seriam multados caso publicassem ofertas de imóveis e quartos que ultrapassem o limite de tempo.
Críticos à proposta acreditam que a nova lei pode aumentar ainda mais os custos de hospedagem e ainda, atrapalhar quem precisa do dinheiro extra para pagar as contas.
O porta-voz da Airbnb, Christopher Nulty, afirmou em comunicado que acredita que as autoridades “ouviram milhares de pessoas que estão no mercado de aluguel de temporadas em toda São Francisco e que já estão agindo para resolver o problema”.