Os casais que desejam viajar com filhos muitas vezes acabam optando ir para lugares que têm mais a ver com os herdeiros. Mas é possível encontrar lugares capazes de agradar às duas partes, tornando a viagem divertida e proveitosa para todos.
Veja alguams sugestões de locais com essas características.
Monte Verde (MG) – localidade pertencente ao município mineiro de Camanducaia na divisa com o estado de São Paulo. A cidade une o romantismo que os casais procuram com atividades de ecoturismo para fazer com os filhos, como caminhadas, banhos de cachoeira e trilhas.
Porto Seguro (BA) – dá para curtir os bares e baladas para quem gosta da vida noturna, mas as praias são incríveis para curtir com a criançada, incluindo Trancoso e Arraial D’Ajuda. Opte por fazer um passeio pelo início da história do Brasil indo a Coroa Vermelha e aproveitando para conhecer o Parque do Monte Pascoal, primeiro lugar avistado por Pedro Álvares Cabral em nosso território.
Ouro Preto (MG) – ainda na linha “conhecendo o passado”, na cidade colonial de Ouro Preto é possível admirar a arquitetura barroca de seu centro histórico, conhecer a igreja de São Francisco de Assis, que foi projetada por Aleijadinho, visitar o Museu da Inconfidência Mineira ou usar o trem que leva o público de Ouro Preto a Mariana em um trajeto lindíssimo, cheio de lindas cachoeiras e muito verde para admirar, Para quem gosta de um tira gosto mais ardente é só saborear a cachaça da terra e depois degustar a tradicional culinária mineira — a cachaça, é claro, só para adultos.
Rio de Janeiro (RJ) – O esplendor e a exuberância da Cidade Maravilhosa a colocam nesta lista. Além da praia, é possível curtir passeios no Parque Nacional da Tijuca, ir até o Cristo Redentor de bondinho, visitar o Pão de Açúcar, tomar um belo café no Parque Laje. A vida cultural com peças, museus, Instituto Moreira Salles e o Museu do Amanhã, além de exposições completa a oferta de atrações nas quais também não faltam boas opções gastronômicas e bares agradáveis.
Caldas Novas (GO) – aqui as famílias relaxam e se divertem nas águas termais da região centro-oeste do Brasil. Saindo de Goiânia ou Brasília é fácil de chegar aos parques temáticos e spas. Enquanto os filhos podem ir em barcos descer as corredeiras ou se divertirem em tobogãs, o casal aproveita para curtir uma massagem ou sauna, por exemplo.
Fortaleza (CE) – a 27 km da capital cearense está o Beach Park, parque aquático que oferece diversão garantida para toda a família, inclusive com atrações mais radicais que prometem muita adrenalina. Na capital propriamente dita, dá para ir a diversas praias, como a Praia do Futuro, muito famosa e tranquila. Mercado Central e Feirinha à Beira Mar são obrigatórios para quem gosta de artesanato e cultura loca. Também vale conhecer o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, formado pelos museus da Cultura Cearense e de Arte Contemporânea, Multigaleria, Planetário e o Cinema Fundação Joaquim Nabuco. Outra atração na cidade é o Theatro José de Alencar.
Instituto Inhotim – É um dos maiores museus a céu aberto do mundo, sede de um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil e jardim botânico. Ele está localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, em uma área de Mata Atlântica. O Museu conta com visitas guiadas por historiadores e carrinhos de golfe para levar os visitantes pelas ruas arborizadas cheias de beleza, tem visitas temáticas, com monitores, além de visitas educativas para grupos escolares. As exposições são sempre renovadas e as galerias são anualmente inauguradas. A área de visitação tem 96,87 hectares e abriga jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelhos d’água. É passeio para 2 ou mais dias de visitação. Aberto de terça a domingo e aos feriados. Às quartas, a entrada é de graça.