PUBLICIDADE

Ecoturismo

Com o tema do evento: ’15 anos de Vida Natural’, cidade do litoral norte paulista recebe o ABETA SUMMIT 2019, Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, entre os dias 14 e 18 de agosto

(Crédito: Divulgação)

Durante cinco dias, Ilhabela vai se transformar na capital nacional do ecoturismo e turismo de aventura. Com 130 quilômetros de costa, montanhas e cachoeiras cercadas por uma das maiores reservas de Mata Atlântica do mundo, o município do litoral norte paulista será o anfitrião do ABETA SUMMIT 2019 entre os dias 14 e 18 de agosto e espera receber cerca de 400 visitantes de diversas partes do Brasil e do exterior. Todos interessados em participar do evento da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, que conta com palestras, oficinas de capacitação, visitas técnicas e encontros de negócios para profissionais, empresas e destinos turísticos.

O Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura é realizado anualmente desde 2003. Em 2019, terá uma edição especial com a comemoração de 15 anos de atividades. Não por acaso, o tema do evento: ‘15 anos de Vida Natural’ está alinhado com o slogan de Ilhabela: ‘Vida Natural’. “Receber o ABETA SUMMIT é um marco para a nossa cidade e para o trabalho que realizamos para incrementar o turismo de natureza, valorizando nosso potencial em terra e mar”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo.

Considerado o principal evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, reúne empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores de atividades em ambientes naturais. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, a edição em Ilhabela vai ampliar a diversidade do público presente, incluindo consumidores e interessados nos temas relativos ao turismo de aventura, ao ecoturismo, a sustentabilidade e a natureza de maneira geral.

“Ilhabela tem mais de 80% de seu território como unidade de conservação, o Parque Estadual de Ilhabela. Nada mais natural para a ABETA do que celebrar os seus 15 anos de vida junto à natureza, junto à vida natural. Ilhabela é pura vida natural. Ilhabela é a cara da ABETA e a ABETA é a cara de Ilhabela”, resume o diretor executivo da entidade Luiz Del Vigna.

Programação intensa com palestras, oficinas e passeios – O ciclo de palestras começa na quinta-feira (15), no Esporte Clube Ilhabela. Destaque para os painéis sobre “Turismo na Economia”, “Turismo Náutico” e “O Papel das Reservas Naturais”.

Uma das atrações de Ilhabela, como cidade anfitriã, será o ‘Dia de Vivências e Atividades ao Ar Livre’, na sexta-feira (16), com uma oportunidade única para os cerca de 400 participantes do ABETA SUMMIT. Entre as opções de passeios e experiências oferecidas como cortesia pelo município e empresários locais estão Caminhada (7km na Trilha do Baepi, 27km na Travessia do Parque e 12km na Bonete Mar e Terra); Cicloturismo (Pedalada Travessia do Parque); Náutico (vela oceânica, caiaque oceânico, Va’á – canoa polinésia, stand up paddle, flutuação com snorkel), canoagem e pedalada (Remo e Pedal) e turismo fora de estrada (Circuito do Gato e cachoeiras e Centro Histórico). Também está programada a atividade de turismo de Base Comunitária, com visita a Castelhanos (com direito ao prato típico Azul Marinho para o almoço).

O sábado (17) foi reservado para capacitação dos participantes. Ao longo do dia, serão feitas 11 oficinas com variados temas. O evento será encerrado no domingo (18), com uma assembléia com os associados da ABETA.

Investimento no turismo de natureza – Também conhecida como Capital da Vela, Ilhabela oferece muito mais do que esportes náuticos. No mar, o turismo de avistamento de baleias tem crescido na mesma proporção da chegada das jubartes no litoral norte paulista. Para garantir segurança tanto para os animais como para os humanos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo está certificando todos os envolvidos nesse processo, desde barcos a guias, que estarão devidamente regularizados a partir deste segundo semestre.

Em terra, o projeto de Birdwatching prevê a criação de estrutura específica para os observadores de pássaros, incluindo a construção de seis torres no Parque Estadual de Ilhabela, uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo, com uma área de 27.025 hectares (ou 270 quilômetros quadrados), além de outras iniciativas que fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. A expectativa é que a implementação esteja completa para o próximo verão, para que os turistas tenham a oportunidade de observar, fotografar e catalogar espécies como o Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, Tangará, Papagaio-moleiro – eleita a ave símbolo da ilha, a Coruja-preta, ou a Jacutinga.

Gastronomia – Além das belezas naturais, Ilhabela também promove eventos tradicionais. Ao longo do mês de agosto, dois festivais gastronômicos têm como protagonistas saborosos peixes e frutos do mar. Na 10ª edição, o Festival da Tainha traz um cardápio com pratos tradicionais à base do pescado, e programação musical, na Praia Grande, região Sul da ilha, a partir desta sexta-feira (9) até o domingo (11), das 14h às 22h.

O Festival do Camarão chega a sua 24ª edição e começa na semana seguinte, dia 16 (durante a ABETA SUMMIT 2019), seguindo até o último domingo do mês. Os restaurantes participantes oferecerão diariamente os pratos divulgados no encarte da revista Prazeres da Mesa de agosto. No Centro Histórico da Vila, o Boulevard do Camarão funcionará nos fins de semana, de 16 a 18 e 23 a 25 de agosto, abrigando espaços que servirão pratos à base do principal ingrediente e intensa programação musical.