PUBLICIDADE

Gastronomia

Não é um estado, não é uma capital e nem é uma cidade, Maragogi é hoje considerada uma vila, localizada no coração da Costa dos Corais, em Alagoas. Que chama toda a atenção de turistas pelas suas águas cristalinas e a areia fina.

E além do mar cristalino, ainda possui a presença de suas Galés, as enormes piscinas naturais a seis quilômetros da costa, repletas de peixes e acessíveis por catamarãs e lanchas que partem da praia central. Hoje essa atração é limitada em até 720 pessoas por dia, para continuar preservado a natureza do lugar.

Mas em compensação é um lugar repleto de praias e atrações, na direção de Pernambuco, as praias de Burgalhau, Barra Grande e Ponta do Mangue, com suas águas azul-esverdeadas, ganham ainda a rusticidade das vilas de pescadores, com casinhas simples e jangadas coloridas cruzando o mar.

Outro forte e diferencial da vila é sua gastronomia, especializado nos pratos que levam frutos do mar, que são a base de muitos pratos. Nos bares e restaurantes são várias as opções, desde robustas lagostas e camarões às muitas espécies de peixes e moluscos, preparados e servidos das mais variadas formas.

Mas a vila também possui pratos típicos, como o tradicional Bolo de Goma, uma especialidade preparada com carinho e orgulho por muitos moradores de São Bento, onde famílias inteiras se dedicam ao fabrico que já é exportada para vários pontos do país e do exterior. Feito de maizena, manteiga, leite de coco, ovos, sal e açúcar, é uma tradição herdada dos invasores holandeses. E outra receita típica são as bolachas de Maragogi – doces e salgadas – fabricadas e vendidas em tradicional padaria no centro da cidade.

 

Fotos: Divulgação