PUBLICIDADE

Gastronomia

A maioria dos viajantes já passou pela experiência de cansaço de jet lag após longas viagens de avião e troca de fuso horário. O aplicativo SkyZen, lançado pela Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata, em inglês), promete acabar com os incômodos de trocar o dia pela noite.

A tecnologia funciona com uma pulseira que monitora a atividade e os padrões de sono dos usuários enquanto estão voando. Com os dados, o SkyZen elabora uma estratégia para combater o jet lag, sugerindo a melhor hora para cochilar e o melhor tipo de alimento para ingerir em determinadas horas do voo.

Ao fazer as indicações, o objetivo é diminuir as interrupções no ritmo circadiano (que mantém o “relógio biológico” em 24 horas). Reponsável por padrões de sono, bem como o apetite, temperatura corporal e pressão arterial, o ciclo circadiano é adaptado aos novos fusos e, neste processo, pode causar desorientação e fadiga. Ou, o famoso jet lag.

Para utilizar o aplicativo, é necessário inserir também outros dados, como o número de voo, a data e a classe de viagem, já que todas estas informações vão interferir no funcionamento da tecnologia, afirma a empresa.

E funciona?

O aplicativo já está em funcionamento e pode ser adquirido em aparelhos que usam o sistema IOS. Ainda há poucas avaliações que garantem a efetividade da tecnologia.

Na dúvida, receitas mais simples, como evitar luz forte, café e bebida alcóolica aliviam o incômodo.