Foto: Divulgação
A Bier Vila, restaurante que fica dentro do Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), se orgulha em transmitir um pouco do clima de Oktoberfest para moradores e turistas durante todo o ano. Em 2020, quando, pela primeira vez desde 1984, o evento não acontece, a casa preparou uma programação especial que reúne música, gastronomia e incentivo ao uso do traje típico para não deixar a animação desta época ser esquecida.
Todas as ações foram pensadas para respeitar o distanciamento entre grupos de pessoas, com manutenção de medição de temperatura, higienização constante das mesas, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel em vários pontos.
Ulysses Kreutzfeld, sócio da Bier Vila, comenta que desde que a reabertura dos bares e restaurantes foi autorizada pelos órgãos de saúde, os turistas e blumenauenses procuram saber mais sobre como estar perto da Oktoberfest mesmo sem o evento oficial em 2020.
“Nossa relação com a festa é, além de geográfica, de muito carinho. Todos os blumenauenses e turistas têm boas histórias pra contar sobre o evento, então nada mais justo que possamos homenagear a Oktoberfest e já começar um esquenta para o retorno em 2021”, diz.
Na gastronomia, além do cardápio com os principais pratos que compõem o menu da festa, a Bier Vila terá opções doces e salgadas de bretzel – o tradicional pão alemão. Eles podem ser harmonizados com mais de 40 opções de chopes.
Já quem estiver com traje típico (seguindo as regras disponíveis no @biervila), ganha o primeiro chope Pilsen de 300ml.
Música alemã de quarta a domingo
Valorizando os artistas locais, que se apresentavam na Oktoberfest, a Bier Vila terá uma programação musical intensa durante todo o mês. De quarta-feira a domingo, das 12h às 17h, haverá uma apresentação ao vivo de bandas com música alemã. Nas sextas-feiras, sábados e domingos, a programação será estendida com um sunset também dedicado às canções de Oktoberfest. Depois das 20h, bandas de outros estilos musicais se apresentam na casa. Essa programação inicia nesta quarta-feira (7) e segue até 25 de outubro.
De acordo com Ulysses, além de valorizar os músicos que fazem a animação da Oktoberfest, a proposta é que, com toda a segurança, os foliões possam matar a saudade do som dos pavilhões. “A animação e a música são características muito importantes da festa. É impossível fazermos uma homenagem a Oktoberfest sem esses profissionais. Temos certeza que o público vai aprovar”, finaliza.