PUBLICIDADE

Gastronomia

Da quase extinção para um dos grandes atrativos dos Alpes Suíços, a cabra montesa é o animal queridinho das montanhas 

A região de Interlaken, na Suíça, oferece uma gama de possibilidades de atividades a todo turista que visita o país. Conhecida como a capital da aventura, Interlaken é uma região de beleza única. Um dos lugares com as vistas mais belas e um conjunto de montanhas com paisagens de tirar o fôlego, o destino também é uma ótima pedida para aqueles que querem observar animais selvagens de perto.

De junho a outubro, a montanha Niederhorn torna-se um dos principais pontos de observação animal. Com a privilegiada vista do Lago Thun e dos Alpes da região, o passeio torna-se ainda mais atraente.

O personagem principal desse espetáculo selvagem é o íbex-dos-alpes, mais conhecido como cabra montesa. Esse belíssimo animal pode atingir até 100 kg e um metro de altura, sendo que seus chifres podem chegar a um metro. Ou seja: uma presença imponente para a atividade de observação.

A majestosa espécie adorna o brasão de mais de 50 cidades e vilarejos na Suíça. Ela é o símbolo do grupo ambientalista suíço Pro-Natura e também está no logotipo da marca de cerveja local Calanda.

Com habilidades de escalada que deixam até os mais talentosos alpinistas com inveja, a cabra montesa é um atrativo para aqueles que procuram se aproximar dos animais e, de quebra, realizar essa tarefa com o cenário impressionante dos Alpes Suíços.

Existem ainda cerca de 15.000 espécimes de íbex na Suíça, o que é relativamente surpreendente, pois na primeira metade do século passado eles foram caçados até sua quase extinção. Em Niederhorn, pode-se ver muitos desses animais de perto. “Os íbex não são caçados aqui, por isso são tão amigáveis”, explica Urs Grossniklaus, especialista em vida selvagem e guia turístico da região há mais de 10 anos.