Empanadas
Ingredientes para massa:
– ½ kg de farinha de trigo
– ½ xícara de água quente
– 1 colher (sopa) de banha ou margarina sem sal
– ½ colher (chá) de sal
– 2 ovos
– ½ colher (sopa) fermento em pó
Ingredientes para recheio:
– 400 g de carne bovina picada ou em cubos
– 3 cebolas picadas
– 1 xícara de passas
– 3 dentes de alho picados bem fininhos
– 50 ml de azeite extra virgem
– 1 colher (sopa) rasa de orégano
– 1 xícara de cheiro verde picado bem fininho
– 3 ovos cozidos e picados
– 12 azeitonas sem caroço
Para pincelar:
– 1 gema de ovo batida com ½ copo de água fria
Modo de preparo do recheio:
Refogue a carne primeiro sem os temperos para que a água contida nela evapore. O recheio com muita água pode fazer a massa se romper. Prepare em uma frigideira o tempero da carne, refogando no azeite o alho, a cebola, o orégano e sal. Adicione a carne refogada e deixe o recheio ficar apurado. Adicione o cheiro verde e deixe mais um minuto no fogo. Coloque o recheio na geladeira para esfriar enquanto faz a massa.
Modo de preparo da massa:
Junte os ingredientes da massa, com as mãos, e misture bem até formar uma massa homogênea e desgrudar das mãos. Depois, abra-a com um rolo ou garrafa deixando-a bem fina com 2 ou 3 mm. Com a parte superior de um pote, corte a massa em círculos de 10 ou 12 cm de diâmetro. Molhe as bordas da massa com dedo umedecido de água com gema, coloque o recheio de carne no centro, adicione uns pedaços de ovo picado e uma ou duas azeitonas. Feche bem a massa com a ponta dos dedos, pincele com a gema misturada com a água e leve ao forno médio (pré-aquecido a 180 graus) por cerca de 20 minutos ou até a parte superior da empanada ficar dourada.
Muito difundido no Chile, o Pisco é uma bebida destilada feita à base de uva, com elevado teor alcoólico, que pode ser tomado puro ou em um drinque como o Pisco Sour, típico da gastronomia daquele país. A receita rende dois drinques, ideal para tomar em dupla.
– 100 ml de Pisco
– 100 ml de suco de limão
– 3 colheres (sopa) de açúcar
– 1 clara de ovo
– 15 cubos de gelo (ou mais, conforme o gosto)
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por um minuto. Distribua em copos para drinques e sirva com decoração de rodelas de limão.
Vinho Carménère
Vinho chileno também é uma boa pedida para um drinque no fim de tarde. A uva mais emblemática naquele país é a Carménère, de origem francesa, mas que se adaptou muito bem no solo do Chile. É muito fácil encontrar um vinho com esta cepa em supermercados, mercearias e lojas de bebidas e geralmente vem escrito o nome dela no rótulo. Esta casta resulta num vinho rico de aroma e sabores, em tom cereja escuro com notas de café e chocolate, e um ligeiro toque de pimenta. Muito interessante. Vale a pena se servir de uma taça e se lembrar dos bons momentos no Valle.