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O Aeroporto Internacional de Hong Kong está liderando o caminho, na Ásia-Pacífico, para o uso dos beacons, com o objetivo de fornecer informações importantes diretamente aos dispositivos móveis dos passageiros, a fim de melhorar ainda mais a viagem. A equipe do SITA Lab, de pesquisa de tecnologia da SITA, fornecedora global de TI, já instalou mais de cinquenta beacons no Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Hong Kong para um teste inovador.

A tecnologia Beacon aciona a exibição de informações relevantes sobre localização no momento certo e na situação correta. Com os beacons, aeroportos e companhias aéreas podem fornecer direções aos passageiros, tempo de caminhada entre os portões, acesso ao lounge e alertas sobre embarque. Saber onde o passageiro está antes de enviar informações permite uma comunicação mais eficaz.

Na experiência do Aeroporto Internacional de Hong Kong, a SITA está utilizando os melhores mapas interativos do mercado para guiar os passageiros ao longo de percursos típicos entre pontos de transporte público, guichês de check-in, imigração, Automated People Mover – sistemas de transporte de passageiros com operação completamente automatizada (sem tripulação) -, embarque/portões de chegada e áreas de retirada de bagagens. Esses mapas de fácil utilização exibem informações-chave nos celulares ou tablets dos passageiros, além do tempo que vai demorar para chegar ao portão. Fornecem, inclusive, informações sobre lojas, restaurantes e ofertas do varejo.

Ilya Gutlin, presidente da SITA para a Ásia-Pacífico, afirma: “O Aeroporto Internacional de Hong Kong coloca grande ênfase na experiência do passageiro. Portanto, não é surpresa alguma que seja um dos primeiros aeroportos da região a trabalhar com a equipe do SITA Lab na adoção de uma abordagem inovadora para ajudar os passageiros no aeroporto. Como parte da nossa aproximação com a comunidade rumo ao aprimoramento da indústria, trabalhamos, frequentemente, com os aeroportos, a fim de testar novas tecnologias e inovações que ajudam a melhorar a eficiência e melhorar os serviços ao cliente”.

Os beacons podem reduzir o congestionamento e os gargalos e, assim, melhorar o fluxo de passageiros nos aeroportos, uma vez que fornece informações precisas e em tempo real. Com isso, o embarque fica mais fluido e os voos saem no horário marcado. Fornecer way-finding – conjunto de informações que permite às pessoas se movimentarem dentro de um espaço de maneira segura e informada – também significa que os passageiros sabem quanto tempo vão demorar para chegar ao portão, aumentando, com isso, o tempo que passam na área das lojas, o que é uma boa notícia para os varejistas.

Gutlin acrescenta: “A tecnologia Beacon traz benefícios para os passageiros, companhias aéreas e aeroportos. Sem dúvida, saber onde você está e quanto tempo vai demorar para chegar ao próximo estágio da jornada aérea torna a experiência muito mais relaxante. Todos ganham quando os passageiros estão se divertindo”.

A SITA lidera o desenvolvimento da tecnologia Beacon para os aeroportos. Como parte do seu papel de fornecer valor para a comunidade de transporte aéreo, a SITA estabeleceu o Registro de Uso Comum do Beacon (Common-Use Beacon Registry). Utilizando esse diretório, companhias aéreas, varejistas e outros prestadores de serviços em todo o mundo podem fornecer serviços baseados nos beacons, a partir de infraestrutura compartilhada. Além de reduzir o custo de instalação dos beacons, o diretório é mais simples e elimina a necessidade de que todos tenham que administrar seus próprios dispositivos.