A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, apresentou, na noite de quarta-feira (26), em São Paulo, para cerca de 30 hosted buyers, que são compradores internacionais especializados no segmento, os novos produtos digitais do Instituto voltados para o público final. São dois novos portais: o Parques Temáticos e o Surf Brasil, com informações segmentadas para os turistas que buscam informações sobre esses dois nichos específicos, além da nova plataforma Visit Brasil Market Place, com foco no trade internacional. O jantar de negócios e relacionamento com os compradores internacionais fez parte da agenda da Embratur durante a ABAV Expo 2018, uma das principais feiras de turismo da América Latina.
O objetivo dos dois sites é melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros no País. “Os portais conectam e ampliam o relacionamento do turismo brasileiro com os estrangeiros e foram customizados para que os turistas possam aproveitar o melhor das viagens. Cada vez mais, os turistas internacionais buscam viver grandes experiências”, explica a presidente da Embratur.
Segundo Teté Bezerra, os produtos fazem parte da estratégia de digitalização da atuação do Instituto e da busca constante por inovação nesta atividade que, cada vez mais, é impactada pelos avanços tecnológicos e as mudanças no processo de comercialização do turismo, desde a pesquisa sobre os atrativos dos destinos, passando pela procura por passagens e meios de hospedagem, até a compra das viagens.
“O progresso tecnológico no turismo deve ser acompanhado também pelas instituições públicas que auxiliam o desenvolvimento e a gestão da atividade. Estamos atentos às melhores práticas mundiais e dispostos a modernizar o nosso modelo de atuação para melhor atender o mercado e atrair mais turistas internacionais para o Brasil,” afirma.
O primeiro portal, Parques Temáticos, foi pensado para consolidar as informações essenciais para o turista estrangeiro que gosta de se aventurar em parques de diversão, parques aquáticos e atrações turísticas. O Brasil possui várias opções de parques e o objetivo do site é ser um hub das informações essenciais.
Pensado para os mercados de língua espanhola e inglesa, o usuário é o protagonista e poderá escolher o melhor parque de acordo com seu perfil ou até fazer um roteiro para visitação de todos eles. A diversidade de atrações abrange vários estados brasileiros e permite que o turista conheça tudo o que o País oferece. São equipamentos de diversos tipos, além de equipes treinadas para receber o viajante com muita simpatia, animação e qualidade na prestação de serviços.
De acordo com o presidente do Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), Alain Baldacci, a expectativa com a nova ferramenta e positiva não apenas para setor de parques temáticos, mas para o turismo brasileiro como um todo.
“Acredito que vamos sentir um reflexo rápido no interesse pelos parques brasileiros, que tem qualidade mundial. Hoje, é muito mais prático e eficiente usar as mídias eletrônicas e sociais do que as convencionais. As duas ainda andam em paralelo, mas com as novas mídias se tem capacidade de alcance mundial com investimentos extremamente menores. É muito relevante a iniciativa da Embratur, pois mostra ao resto do mundo um setor que, dentro do turismo brasileiro, ainda não é tão conhecido”, pondera.
O segundo site é o Surf Brasil e foi criado para aproveitar o potencial dos quase 7,5 mil quilômetros do litoral brasileiro, além de estimular a crescente demanda de turistas estrangeiros que viajam em busca de ondas. O espaço virtual foi concebido pensando na experiência desses surfistas.
O potencial turista pode conferir no site as melhores praias de acordo com o seu gosto pessoal, características, estrutura, previsão de ondas e muito mais. Todo o conteúdo é disponibilizado em seis idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e português.
O coordenador de Marketing Digital da Embratur, Tiago Tomazella, explica que é possível também buscar por praias e filtrar por nível de habilidade, tamanho das ondulações e movimento (crowd) da praia. “A extensa área litorânea brasileira oferece praias de todos os tipos e com excelentes condições para a prática do surfe e que agradam desde os surfistas iniciantes aos mais experientes no esporte”, defende.
Os dois portais para o público final serão ativados por meios das redes sociais e ações de relações públicas a partir de outubro, quando o movimento de turistas tende a aumentar, com a chegada da primavera.
VISIT BRASIL MARKET PLACE
A nova plataforma de geração de negócios entre o trade brasileiro e o internacional – Visit Brasil Market Place – pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo atuais. O produto tem como objetivo conectar fornecedores brasileiros aos compradores internacionais, ampliando o relacionamento e gerando dados de inteligência competitiva para o turismo brasileiro.
Empresas de setor, presentes no Cadastur, podem ofertar seus serviços a compradores estrangeiros em um balcão aberto 24 horas por dia, sete dias por semana. A novidade disponibiliza um site para cada participante expor produtos e serviços, vitrines customizadas de acordo com as necessidades do comprador e uma ferramenta de contato que traduz automaticamente as mensagens nos idiomas: português, inglês, espanhol e mandarim.
Um dos profissionais convidados pela Embratur é o agente de viagens espanhol, Fernando Albacete, da Atril Events, de Sevilha. Para ele, a nova plataforma pode ser usada como ferramenta diária de trabalho e contribuir para que o atendimento aos clientes seja mais rápido e eficiente.
“O mundo tem evoluído neste sentido e, hoje em dia, tudo é digital. A plataforma é uma forma de modernização e passa a ser de extrema ajuda, já que consegue otimizar algo que é preciosíssimo para uma agência de viagens internacional: o tempo. Você passa a não perder mais tempo para encontrar um fornecedor adequado para uma determinada solicitação e poderemos trazer isso para a nossa rotina de trabalho”, analisa.
OPINIÃO DO TRADE
O jantar de lançamento das plataformas contou com a presença de lideranças representativas do trade nacional, como o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha, o ex-presidente da associação, Edmar Bull e outros.
Para Guilherme Paulus, da CVC e GJP Hotels, são importantes ações inovadoras de promoção do Brasil no exterior. “O lançamento de novas ferramentas pode colocar o Brasil em sintonia com o que existe de melhor em promoção de turismo no mundo. A Embratur está no caminho certo, sintonizando suas ações com esse mundo novo, o digital. Espero que haja continuidade nesse trabalho”, defendeu.
Já Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, afirmou estar feliz em ver a iniciativa da Embratur com os hotsites de Parques e Surfe. “Fiquei impressionado com o nível de sofisticação da qualificação da nossa oferta. Como membro do Conselho Nacional de Turismo e representante da iniciativa privada no setor de bares e restaurantes, fico gratificado e animado. Acredito que esses são sinais que o futuro do turismo pode ser melhor”, afirma.
“Acredito que os novos produtos digitais da Embratur trarão benefícios para todos os envolvidos na atividade turística e resultados positivos para os destinos e, consequentemente, para a economia do Brasil como um todo,” completa a presidente Teté Bezerra.
As três novas ferramentas digitais podem ser acessadas pelos endereços eletrônicos: ParquesTemáticos: http://themeparks.visitbrasil.com/, SurfBrasil:http://surf.visitbrasil.com/ e Visit Brasil Market Place: http://marketplace.visitbrasil.com/.