PUBLICIDADE

Luxo


O Ministério do Turismo divulgou o perfil do viajante estrangeiro que visitou o Brasil no ano passado, dando sequência a um estudo anual que teve início em 2008. O resultado da última análise revela que os norte-americanos (13,6%) são os estrangeiros que mais visitam a capital paranaense, seguidos pelos paraguaios (12,2%) e argentinos (12%). Lazer e negócios se dividem na motivação dos turistas que vão a Curitiba, atraindo, respectivamente, 26,2% e 29% dos visitantes. Eles ficaram 19,6 dias no Brasil. Os serviços de infraestrutura, limpeza e segurança pública foram os itens melhores avaliados pelos visitantes da cidade.

Também no Paraná, Foz do Iguaçu é visitada majoritariamente por argentinos (19,4%). A maioria dos visitantes vem motivada pelo lazer (78,8%) e se hospeda em hotéis e pousadas (71,5%). Foz ocupa a quarta posição entre as cidades mais visitadas a lazer do Brasil. O Paraná recebeu 837 mil turistas estrangeiros em 2014.

A pesquisa do Ministério do Turismo foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ouviu 44.080 entrevistados, mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo, em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.