Em mais uma ação para celebrar o Dia Mundial do Turismo (27.09), o Ministério do Turismo lançou, para os internautas poderão conferir projetos promovidos por alguns dos principais destinos brasileiros envolvendo atividades turísticas para pessoas com algum tipo de deficiência. A iniciativa vem ao encontro do tema instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 2021: “Turismo para o crescimento inclusivo”.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância de se ter iniciativas como essa para que todos, independentemente de sua condição física, possam aproveitar os destinos turísticos brasileiros. “A acessibilidade é uma das nossas prioridades à frente do Ministério do Turismo. Sabemos da necessidade de se investir cada vez mais em ações e infraestrutura que possibilitem o acesso de pessoas com alguma deficiência às belezas do nosso Brasil. Vamos elevar o nosso país a um novo patamar, podendo até mesmo virar referência em acessibilidade em nosso setor”, destacou o ministro.
Para começar, a série apresentará o projeto “Salvador pra Cego Ver”. A iniciativa pretende, a partir da audiodescrição, apresentar a cidade de Salvador a baianos e turistas com deficiência visual (cegos ou com baixa visão), além de traduzir para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) todo o conteúdo cultural e dados históricos da primeira capital do Brasil, promovendo uma prévia do que pode ser o turismo no pós-pandemia: mais empático, inclusivo, acolhedor e receptivo. O projeto contou com recursos da lei Aldir Blanc, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Além do projeto baiano, a série trará casos de sucesso, como o de Socorro, em São Paulo, e o “Praia Acessível”, de Fortaleza (CE). Este último, inclusive, foi um dos premiados no Prêmio Nacional do Turismo de 2019, na categoria “Turismo Social”. A série também trará um projeto da capital federal que desenvolveu guias de atrativos arquitetônicos e religiosos para pessoas com deficiência.
AÇÕES DO MTUR – Hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência. A acessibilidade é uma preocupação constante do Ministério do Turismo. Uma das ações desenvolvidas pela Pasta é o Programa Turismo Acessível, que prevê iniciativas voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a atividades turísticas. O trabalho complementa outras inciativas desenvolvidas no âmbito do governo federal para a garantia de condições dignas de vida, a plena participação na sociedade e a igualdade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência.
LEI ALDIR BLANC – A Lei 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc, foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em 29 de junho de 2020. O texto prevê o repasse de R$ 3 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal para ações emergenciais na área de Cultura durante o estado de calamidade em função do novo coronavírus.